domingo, 23 de novembro de 2014

Os 10 Países mais violentos do Mundo

Síria




A Síria vivie uma sangrenta guerra civil desde 2011. O conflito de quatro anos já deixou mais de 150 mil mortos e mais de um milhão de refugiados. Bashar al-Assad se recusa a deixar o poder, lutando contra rebeldes divididos em vários grupos. Até armas químicas já foram usadas.


Afeganistão






Deteriorado por conflitos desde a guerra civil nos anos 1970 e a invasão soviética, o Afeganistão piorou muito com a guerra americana em 2001, desencadeada pelos ataques de 11 de setembro. Osama Bin Laden já está morto desde 2011 (no Paquistão, aliás), mas tropas dos EUA continuam no país e grupos extremistas continuam a ganhar poder.



Sudão do Sul






O Sudão do Sul vive um conflito externo e interno. Desde 2011, por conta da separação da região do Sudão, criando o novo país. Depois, um conflito interno, envolvendo o controle por regiões ricas em recursos naturais.


iraque





Destroçado pela ditadura de Saddam Hussein, o Iraque não melhorou após a invasão americana e a derrubada do ditador. Conflitos étnicos se intensificaram e grupos extremistas se fortaleceram, entre eles a Al Qaeda iraquiana e, agora o EIIL.


Somália






A maior ameaça na Somália é a crescente dominação do grupo extremista islâmico Al Shabab. O governo tem evitado que eles se instalem nas cidades, que acabam dominando as áreas rurais no país.


Sudão





O conflito interno no Sudão continua, mesmo com a separação do Sudão do Sul. Há um outro grupo libertário rebelde, no norte. Eles disputam uma região rica em petróleo.


República Centro-Africana





A República Centro-Africana vive um conflito desde 2012, iniciado por conta de problemas não-resolvidos desde a guerra civil, anos antes. Rebeldes continuam a lutar com o governo criado no acordo de paz de 2007.


8º República Democrática do Congo






Desde o ano passado, cerca de doze conflitos de origem separatista tomaram conta do país - todos envolvendo disputas por recursos naturais.

Além disso, desde 2010 a ONU tem relatado crimes perpetrados pelo próprio exército local, que incorporou ex-rebeldes. A população local não tem mais em quem confiar.


Paquistão






Várias regiões do Paquistão vivem em conflito, por conta da presença de grupos terroristas, como o Taleban paquistanês. Ainda há conflitos com a Índia.


10º Coreia do Norte






Apesar de não viver uma guerra civil ou uma guerra externa, o país, extretamente fechado, condiciona seus cidadãos a uma ditadura degradante, onde centenas de milhares estão pesos em campos de trabalho forçado. Execucões sumárias não são raras.

Fonte: http://www.mundodse.com/2014/06/top-10-paises-mais-violentos-do-mundo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário